Massa de ar polar faz descer temperaturas em Portugal continental a partir de quinta-feira
Queda das temperaturas vem acompanhada de vento, possibilidade de neve nas terras altas e agitação marítima.
Corpo do artigo
O estado do tempo vai mudar até ao final desta semana em todo o país devido a uma massa de ar polar que vai afetar Portugal continental e traz consigo temperaturas baixas, vento e possibilidade de queda de neve.
A partir desta quinta-feira, explicou à TSF o meteorologista Jorge Ponte, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai sentir-se “o aumento da intensidade do vento e as temperaturas a descer”, consequências da passagem de uma superfície frontal que vai deixar o continente “sob a influência de uma massa de ar de origem polar”.
Além do vento e temperaturas baixas, o IPMA prevê “queda de neve nas terras altas”.
Estas mudanças na meteorologia chegam acompanhadas de agitação marítima, para a qual já foi emitido um aviso laranja a Norte do Cabo Raso, mas que “vai ser estendido a toda a costa Ocidental”.
Esperam ondas com “cinco a sete metros de altura a partir da tarde de quinta-feira e a estender-se por todo o fim de semana”.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira devido à agitação marítima, passando depois a laranja.
O aviso laranja para estes distritos vai estar em vigor entre as 18h00 de quinta-feira e as 07h00 sexta-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Faro, Setúbal e Beja por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 00h00 e as 11h00 de sexta-feira, mas este deve evoluir para laranja.
