Apenas 5% dos 11.916 alunos do 6º ano, inscritos para a 2ª fase da prova final de Matemática, ficaram aprovados naquela que era a última oportunidade de passarem à disciplina.
Corpo do artigo
No ano letivo de 2013-2014, pela primeira vez, os alunos do 2º ciclo também tiveram direito a um período de acompanhamento extraordinário e a uma segunda oportunidade para recuperarem as notas e passarem de ano, como já acontece com os alunos do 4º ano (1º ciclo).
Apenas 607 dos inscritos a Matemática obtiveram uma classificação igual ou superior ao nível três, o primeiro nível positivo utilizado na escala de classificação utilizada neste nível de ensino, que varia entre o nível um - o mais baixo - e o nível cinco - o mais alto (escala de 1 a 5).
A Português, os alunos do 6º ano obtiveram melhores resultados, com 35% (2.927) dos 8.477 inscritos nessa prova final a conseguirem um resultado de, pelo menos, nível três, o que lhes garante a aprovação à disciplina.
O total de aprovações conseguidas a Português no 6º ano é um número que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) classifica como «muito positivo».
Ainda assim, 8.252 alunos inscritos reprovaram na prova de Língua Portuguesa. A média dos alunos do 6.º ano foi de 41,4% a Português e de 22% a Matemática.