A SPM sublinha que os problemas de muitos alunos com a disciplina começam nos primeiros anos. E pede um acompanhamento especial para "atalhar as dificuldades logo de início".
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A Sociedade Portuguesa de Matemática quer ver as escolas a darem mais atenção aos alunos que têm mais dificuldades à disciplina logo nos primeiros anos de ensino.
O alerta surge no dia em que os 2º, 5º e 8º anos fazem as provas de aferição a Matemática e em que no Porto se realiza aquela que promete ser a maior aula de matemática do mundo (link para noticia anterior).
Em 2015, metade dos alunos do 9º ano tiveram negativa no exame de Matemática - a Português foram apenas 23%. E em 3 dos últimos 8 anos a média dos alunos avaliados foi negativa, incluindo em 2015 (resultado médio de 48,4%).
À TSF, o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Fernando Pestana da Costa, recorda que a Matemática não é uma disciplina como as outras: uma falha num ano prejudica tudo nos anos letivos seguintes.
Fernando Pestana da Costa explica que o maior problema da Matemática é a matéria que passa ao lado dos alunos e que nunca mais é recuperada.
Alunos queixam-se de matérias dadas 'a correr'
A Matemática é a disciplina preferida de Tiago, um aluno do 1º ciclo do distrito de Braga. Vítor Hugo é mais velho e conta que confrontou-se no 5º ano com uma Matemática muito diferente da que conheceu na primária. A partir daí, acrescenta Margarida, do 8º ano, foi sempre a complicar.
"A Matemática era muito divertida na primária. Era muito fixe fazer contas mas agora começa a ser uma seca. A matéria é dada muito rapidamente e temos que dar os dois manuais", queixa-se Vítor.
"Logo no início do ano", recorda, "a professora deu as propriedades em meia hora e o restante da aula de 90 minutos foi a fazer exercícios. Eu não percebi lá muito bem a matéria, mas depois consegui aprender no explicador".
Margarida, a aluna do 8º ano, gosta mesmo é de História mas não torce o nariz à Matemática, disciplina que até acha estar cada vez mais estimulante. "Agora gosto mais de equações, frações, estatística, geometria... Temos que compreender bem a matéria e fazer bastantes exercícios para conseguirmos bons resultados", relata esta aluna que não se sente recompensada pelo esforço na avaliação da disciplina, registando notas entre o 3 e o 4.
Muitos alunos passam anos com a Matemática a "passar-lhes ao lado"
Num dia em que fala de um dos pesadelos de muitos alunos, a TSF visitou um centro de estudos e aprendizagem especialmente vocacionado para ensinar matemática e que começou por se chamar Mathnasium, mas hoje chama-se BrainAlive.
Os alunos presentes ajudam-nos a perceber aquilo que costuma falhar na disciplina, mas salientam que é difícil gostarem de uma disciplina quando esta precisa de tempo para ser percebida e é, afinal, com frequência, dada a correr nas aulas.
O fundador desta espécie de ginásio da Matemática, João Paulo Tavares, explica que muitos alunos que aparecem ali andaram anos com matéria fundamental a "passar-lhes ao lado".