Durante a tarde começou a nevar com muita intensidade em vários pontos do distrito de Vila Real, provocando dificuldades na circulação rodoviária.
Corpo do artigo
A queda de neve provocou constrangimentos nas estradas do distrito de Vila Real, obrigando ao corte temporário do Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Marão, e da Autoestrada A24 (A24), em Fortunho, informou a GNR.
Fonte da GNR disse que o IP4 está cortado ao trânsito, entre os nós da Campeã (Vila Real) e o de Amarante, na zona da serra do Marão, estando todo o trânsito a ser desviado para a Autoestrada 4 (A4) Túnel do Marão.
Segundo a fonte, a A24, na zona de Fortunho, entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, também está cortada temporariamente, devido à queda de neve, e condicionada aos trabalhos de limpeza dos limpa-neves que já estão no terreno.
O trânsito desta autoestrada está a ser desviado para a Estrada nacional 2 (EN2).
Outras estradas secundárias do distrito estão com a circulação dificultada devido à neve, havendo alguns pontos considerados "mais críticos" e que exigem mais precauções por parte dos automobilistas.
Também as escolas de Alijó, Sabrosa e Vila Pouca de Aguiar fecharam mais cedo devido à queda de neve e à formação de gelo e os alunos foram recolhidos mais cedo.
Um pouco por todo o distrito, os meios da proteção civil e das operadoras das autoestradas estão mobilizados para a limpeza da neve e para o espalhamento de sal nas estradas
Bragança, Guarda e Vila Real, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18h00 desta terça-feira e as 06h00 de quarta-feira.