As autoridades prepararam-se para a possibilidade de cheias, durante a noite, nos distritos do Porto e de Vila Real. A previsão pior não aconteceu.
Corpo do artigo
As margens do Porto e Gaia já estão a salvo do tapete de água que se estendeu durante a última madrugada do Douro. A água do rio galgou as margens, mas por agora já não existem inundações. Até ao meio-dia as autoridades estão de prevenção.
Em Miragaia, onde a água subiu 50 centímetros, o cenário está a melhorar, mas ainda vai demorar algum tempo até que a situação fique normalizada. José Matos, o oficial adjunto da Capitania do porto do Douro diz que apesar das descargas elevadas, o pior já terá passado.
Durante a madrugada, o pico foi atingido pouco depois das 03:00. No momento da maré alta, que habitualmente dificulta os escoamentos para o oceano das águas do Douro, não foram evitadas algumas inundações. Ainda assim, o vereador da Proteção Civil da câmara do Porto, Sampaio Pimentel, diz que não se registaram danos maiores.
Em Amarante, foi já depois das 02:00 que as águas começaram a baixar. Pedro Ribeiro, porta-voz dos Bombeiros de Amarante, confirmou esta manhã que estão em curso operações de limpeza.
Também o CDOS de Aveiro recebeu desde as 20:00 de domingo cerca de 30 pedidos de ajuda. Queda de árvores e deslizamentos de terras foram as ocorrências mais registadas, mas sem danos de maior. Os concelhos de Águeda e Arouca foram os mais afetados pelo mau tempo.