Os dois voos tinham como destino o aeroporto do Funchal, mas foram obrigados a regressar à base. O dia na ilha da Madeira promete ser de chuva forte, trovoada e vento com rajadas que podem atingir os 110 km por hora. As regiões montanhosas estão em alerta vermelho.
Corpo do artigo
Dois aviões com destino ao Funchal divergiram hoje devido às más condições atmosféricas na Madeira, revelou uma fonte aeroportuária. O voo da Easyjet proveniente de Lisboa regressou a Lisboa e o da Transavia Lyon/Porto voltou igualmente para o Porto. O EasyJet reprogramou os seus voos para segunda-feira.
A notícia do cancelamento destes dois voo surgiu depois de se saber, esta manhã, que as regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso vermelho, o mais grave, devido à previsão de chuva forte e trovoada. A chuva começou a cair às 3 horas da madrugada, mas os bombeiros garantem que não foram chamados a qualquer ocorrência.
Ainda assim, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisa que a «precipitação vai ser forte nas zonas montanhosas da ilha, onde as rajadas de vento vão rondar os 90 km por hora, podendo atingir 110 km por hora. Nas restantes regiões, o vento pode soprar a 70 km por hora».
Também no mar a agitação vai ser forte, as ondas ao largo da Madeira podem chegar aos 5 metros. A Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte de Sinal 6, numa escala de 12, para o arquipélago da Madeira, o que significa vento entre 51 e 62 quilómetros horários, de qualquer direção.
Devido a estas condições meteorológicas, a Capitania recomenda os proprietários ou armadores das embarcações a tomarem as devidas precauções «por forma a que estas permaneçam nos portos de abrigo».