Inundações e quedas de árvores. Proteção Civil regista 180 ocorrências, a maioria em Lisboa
Em causa estão, sobretudo, pequenas inundações e quedas de árvores.
Corpo do artigo
A Proteção Civil registou 180 ocorrências, desde a meia-noite, devido ao mau tempo, que causou pequenas inundações e quedas de árvores. À TSF, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) adianta que o distrito de Lisboa foi o que teve mais pedidos de ajuda, registando até agora mais de uma centena de ocorrências. Em Setúbal, por sua vez, há registo de 14 ocorrências.
Nenhuma das ocorrências registadas durante a madrugada e manhã deste sábado causou danos significativos ou vítimas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado todo o território continental sob aviso amarelo devido à chuva forte. Um aviso que vai estar em vigor até às 18h00 de domingo. Para esse dia, o IPMA colocou já sob aviso laranja cinco distritos devido à agitação marítima entre o período das 00h00 e as 09h00.
O aviso laranja diz respeito à agitação marítima, com ondas que podem vir a atingir 11 metros de altura máxima, precipitação e vento, com rajadas até 80 km/hora e até 95 km/hora nas terras altas.
Por causa do mau tempo, a Proteção Civil alertou na sexta-feira a população para "situações meteorológicas adversas" nos próximos dias, com aguaceiros fortes, que poderão provocar cheias, vento moderado a forte e agitação marítima.