Esperam-se melhorias a partir das 20h00 desta noite, de acordo com o IPMA.
Corpo do artigo
O vento forte está a condicionar a operação no Aeroporto da Madeira, tendo já obrigado ao desvio de oito aviões e ao cancelamento de um voo da companhia easyJet.
"Neste momento existem oito aviões divergidos, sendo que cinco estão na ilha do Porto Santo, dois nas ilhas espanholas das Canárias e um divergiu para Lisboa", informou fonte do aeroporto Cristiano Ronaldo.
Um voo da easyJet que deveria ter aterrado pela manhã foi, entretanto, cancelado e apenas um voo proveniente de Ponta Delgada conseguiu aterrar, depois das condições se terem agravado.
As condições atmosféricas de vento forte que hoje se fazem sentir já fizeram com que a estação que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) registasse uma rajada com 96 km/h no aeroporto, enquanto nas zonas montanhosas se registou uma com 136 km/h.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje o arquipélago da Madeira sob aviso meteorológico laranja (o segundo nível mais grave) para agitação marítima (preveem-se ondas de cinco a 11 metros na costa norte da ilha da Madeira e no Porto Santo).
Há também aviso amarelo (o terceiro mais grave) para vento, abrangendo as costas sul e norte e as zonas montanhosas. Estão previstas rajadas entre os 75 e os 100 quilómetros/hora.
Notícia atualizada às 13h30, com aumento do número de voos desviados