
Leonel de Castro/Global Imagens
Polícia pede ao cidadãos que não sigam "instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way".
A Polícia de Segurança Pública reforçou, esta quarta-feira, o alerta que já tinha deixado em novembro do ano passado: estão a aumentar as burlas relacionadas com o MB Way.
11504949
"Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way." É assim que a PSP remata uma publicação feita no Facebook, onde as forças de segurança dão conta de que têm "vindo a detetar um aumento de ocorrências".
https://www.facebook.com/policiasegurancapublica/photos/a.118723868183136/2672274326161398
"Se não compreende o funcionamento da aplicação MB Way, recuse o pagamento por esta via", escreve a PSP, reiterando que, em caso de dúvida, deve ser solicitada informação aos bancos sobre o funcionamento da aplicação.
A polícia aconselha a que os negócios sejam feitos de forma presencial "se estiver na mesma área geográfica do comprador". Caso contrário, "tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária".
Em novembro, a PSP explicava que os burlões costumam aproveitar "anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos" (em sites dedicados a este tipo de comércio como OLX, CustoJusto, entre outros).
As vítimas são contactadas "telefonicamente pelos supostos compradores - os burlões". "Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efetuarem o pagamento do objeto via MB Way. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adotarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima."
Deste modo, a vítima é levada a "introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respetivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha", esclarece a PSP, alertando que, quem segue estes passos está a dar aos burlões a capacidade de fazerem levantamentos indevidos da sua conta bancária.