O porta-voz da plataforma sublinha, no entanto, que a forma encontrada pelo Governo é a ideal.
Corpo do artigo
A Plataforma de Media Privados (PMP) considerou esta sexta-feira que o valor avançado pelo Governo, de 15 milhões de euros de compra antecipada de publicidade institucional para ajudar o setor, ficou "muito aquém do justo e necessário".
O Estado vai fazer a compra antecipada de publicidade institucional, alocando 15 milhões de euros, para ajudar o setor de media face ao impacto da pandemia de covid-19, anunciou a ministra da Cultura, Graça Fonseca.
12082482
O porta-voz da Plataforma, constituída pelos grupos editoriais Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Público e Renascença, lamenta, em declarações à TSF, que em causa esteja um valor abaixo do necessário. Ainda assim, sublinha que a forma encontrada para canalizar a ajuda é a ideal.
"É o formato certo, foi um dos que propusemos ao Governo, até porque os media não querem caridade. O que sempre reclamámos foi uma medida de compensação justa na forma de uma antecipação de receitas", admite.
O montante avançado "é curto", e a PMP entende que "não é o justo, nem o certo". Luís Nazaré espera, por isso, que o Governo retifique o valor num futuro próximo.
Em comunicado, a PMP adianta que "os media têm-se prontificado, sem reservas, à divulgação ampla de informação de interesse público", pelo que a PMP regista, "assim, a declaração do Governo de que esta é uma medida transitória e que será revisitada em função das necessidades", prossegue o comunicado.
Sendo que "a modalidade de atribuição da verba anunciada está ainda por clarificar", a PMP espera que "os critérios de repartição sejam os mais corretos", como vem defendendo, "e que os mecanismos burocráticos do Estado não dificultem a sua fluidez".
A PMP pressupõe ainda que "os preços de contratação serão, no mínimo, equivalentes aos médios de mercado", manifestando-se preocupada com "o número e a natureza das entidades que serão chamadas a regular este processo".
12085679
Sobre o "dia seguinte", conforme referido pelo Governo, "onde todo o cenário da indústria dos media e da sua relação com o Estado será reavaliado, é imperativo e representa uma oportunidade para a qual a PMP manifesta a sua disponibilidade".
"Para isso, será necessário ultrapassar as dificuldades do presente e encarar o futuro próximo numa perspetiva de progresso e reparação das injustiças a que nos vemos sujeitos", já que "seria inútil uma mão cheia de nada", remata.
Na conferência de imprensa de apresentação de apoios de emergência aos media, no âmbito do impacto da covid-19, a ministra da Cultura anunciou que "o Estado decidiu alocar uma verba de 15 milhões de euros na aquisição antecipada de espaço para publicidade institucional, através de televisão e rádio, em programas generalistas e temáticos informativos, e através de publicações periódicas de informação geral".