As médias nacionais dos exames do 9.º ano desceram este ano lectivo, existindo mais alunos com negativas a Língua Portuguesa e a Matemática.
Corpo do artigo
De acordo com dados do Júri Nacional de Exames, 58 por cento dos alunos obteve nota negativa a Matemática, o que fez baixar a média nacional para os 44 pontos. Neste exame, apenas três por cento dos alunos conseguiu a nota máxima de cinco valores.
Quanto à Língua Portuguesa, apenas 1,5 por cento conseguiu um cinco na prova nacional. A negativa a esta disciplina espalha-se por 43 por cento dos estudantes do 9.º ano, o que levou a uma descida de seis pontos na média nacional.
Esta descida surpreende o presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, Miguel Abreu, que relaciona este facto com o fim dos enunciados mais facilitadores.
«As melhorias que tinham havido nas percentagens de aprovação eram de facto falsas», referiu, alertando que há problemas no ensino desta disciplina no Ensino Básico.
Para Miguel Abreu, foram feitas coisas positivas, como aumentar o número de horas nas duas disciplinas no estudo acompanhado, mas «é preciso reforçar a ênfase no ensino» e concentrar as horas naquilo que permite aprender a Matemática, isto é, na resolução de problemas.
Também a presidente da Associação de Professores de Português entende que a solução é mais trabalho.
«A prova era perfeitamente clara», embora não facilitista, disse, considerando que «a razão dessa falha foi a falta de concentração do aluno em relação à prova».
Para Edviges Ferreira, é preciso dedicar mais horas a esta disciplina e diminuir o número de alunos por turma.