Os resultados da segunda fase dos exames nacionais do ensino secundário foram afixados esta terça-feira nas escolas. Em relação à primeira fase, são piores. Matemática e Português não chegam aos 10 valores.
Corpo do artigo
Em média, os exames da segunda fase mostram resultados inferiores aos conseguidos na primeira. O Ministério da Educação considera normal: nesta segunda oportunidade, em julho, inscrevem-se geralmente os alunos que não tiveram aprovação na primeira fase, um mês antes.
Matemática A, que tinha surpreendido na primeira fase com uma média de 12 valores, não vai agora além dos 9,2. No caso de Português e Física e Química a média não chegou aos 10 valores - 9,7 e 9,8, respectivamente.
Nos resultados do exames nacionais feitos em Julho, há disciplinas que não passam mesmo a linha dos 9,5: Matemática B (9,0), Matemática Aplicada às Ciências Sociais (8,9), História da Cultura e das Artes (7,9) e Filosofia (7,8).
Ainda assim, em termos globais, nesta segunda fase os resultados foram melhores do que no ano passado.
Este ano, entre 17 e 21 de Julho, foram feitos 108 mil exames de 22 disciplinas. As notas divulgadas esta terça-feira, contam para a segunda fase de candidaturas ao Ensino Superior, que começa a 7 de Setembro. Já esta sexta-feira termina a primeira fase de candidaturas.