
Medicamentos
O Ministério da Saúde comunicou às entidades competentes mais de 60 casos de fraudes relacionadas com prescrição e faturação de medicamentos, num valor que excede os 45 milhões de euros.
Corpo do artigo
Em comunicado emitido na sequência da detenção de cinco pessoas no âmbito da operação da Polícia Judiciária (PJ) "Receitas a Soldo", o ministério refere que «segue ativamente os casos anómalos detetados no processo de conferência de prescrições e respetiva faturação, tanto de medicamentos como de meios complementares de diagnóstico e terapêutica».
O Ministério da Saúde salientou que os casos reúnem «fundadas suspeitas da existência duma prática irregular ou ilegal» e acentuou que, «sempre que solicitado, continua a prestar às autoridades judiciárias e à polícia criminal, no quadro dos inquéritos na área da Saúde, a colaboração considerada indispensável à obtenção de resultados».
A PJ deteve hoje cinco suspeitos - três homens e duas mulheres - de lesarem o Estado em mais de um milhão de euros com falsas receitas médicas.