42 médicos colombianos vão atender a partir desta semana 70 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde. Estes clínicos vão dar consultas em 18 centros do Algarve, Lisboa e Vale do Tejo.
Corpo do artigo
Na falta de médicos portugueses, clínicos colombianos vão começar a trabalhar esta semana em 18 centros de saúde de Lisboa, Vale do Tejo e também no Algarve.
São cerca de 70 mil portugueses que vão poder beneficiar da assistência destes 42 clínicos.
Em declarações à TSF, o secretário de Estado adjunto da Saúde, Manuel Pizarro, admitiu que podem ainda ser contratados mais médicos estrangeiros «nas próximas semanas».
Para já espera-se a melhor adaptação destes médicos colombianos que estão já há algumas semanas no país, a treinar a Língua Portuguesa.
«Eles frequentaram um curso de Língua Portuguesa ainda não Colômbia, depois tiveram várias activadades de formação e tiveram já contacto com os diferentes serviços de saúde», explicou.
«Naturalmente que vão precisar ainda de algumas semanas para uma adaptação mais completa, mas temos experiência do que aconteceu anteriormente com médicos do Uruguai e de Cuba, e estamos confiantes de que essa adaptação ocorrerá com satisfação dos médicos e dos utentes», acrescentou Manuel Pizarro.
A TSF falou também com um destes médicos colombianos que começa a trabalhar esta segunda-feira como médico de família no Centro de Saúde de Rio de Mouro.
Maurício Ávila revelou-se encantado com Portugal, fala num país «muito belo e pujante» e elogia os recursos disponíveis no sector da Saúde.