Os médicos ortopedistas começam hoje os trabalhos do congresso com uma corrida de cinco quilómetros em Albufeira, no Algarve. O objetivo é sensibilizar a população para as doenças ortopédicas.
Corpo do artigo
Os médicos pretendem também alertar para a particularidade de as doenças ortopédicas serem «a principal causa de incapacidade no Mundo» e de «mais de metade dos doentes» não procurarem ajuda médica e viverem com dores crónicas, segundo a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT), organizadora da corrida.
Com um percurso de cinco quilómetros e início marcado para as 07:00, na Herdade dos Salgados, em frente ao Centro de Congressos de Albufeira, a corrida tem como objetivo «apelar aos doentes para que se articulem e continuem a movimentar-se, pela sua saúde».
A corrida não tem objetivos competitivos, integra-se na Campanha "Vida é Movimento", com o mote "Articule-se", e realiza-se por ocasião do 34º Congresso Nacional de Traumatologia e Ortopedia, que se iniciou na quinta-feira e termina no sábado, numa unidade hoteleira de Albufeira.
Em novembro, a SPOT vai lançar uma campanha a nível nacional para chamar a atenção para os problemas criados pelas quedas dentro de casa e como as evitar.