Clínicos e enfermeiros vão avaliar uma vez mais, esta segunda-feira, a situação, cumprindo esta ameaça se os problemas informáticos nos centros de saúde de Almada persistirem.
Corpo do artigo
Os médicos dos centros de saúde de Almada mantêm a ameaça de apenas fazer consultas de urgência se persistirem os problemas informáticos como sucedeu esta segunda-feira.
A TSF falou com uma médica do centro de saúde do Pragal que disse que clínicos e enfermeiros vão avaliar uma vez mais, esta segunda-feira, a situação, cumprindo esta ameaça se os problemas persistirem.
A ameaça consta de um manifesto que está exposto à porta do centro de saúde do Pragal, onde se pode ler que, caso os problemas informáticos que têm atingido estes centros de saúde nos últimos dois meses, só serão dadas consultas de urgência.
Quando as consultas começaram às 8:30, o sistema informático ainda respondeu, mas à medida que mais médicos chegavam começaram-se a ouvir queixas de que os computadores tinham deixado de funcionar.
Estes médicos dizem que se sentem praticamente cegos por não terem facilidade no acesso aos dados clínicos de 180 mil doentes.
Alguns utentes não deram conta destes problemas, ao passo que outros se queixam-se dos atrasos constantes, bem como de problemas com doentes diabéticos e com pessoas com pouca mobilidade que tiveram de esperar muitas horas para serem atendidas.