Medidas de trazer por casa para compensar o fecho da torneira do petróleo russo
A Agência Internacional de Energia (AIE) avançou esta sexta-feira com 10 medidas urgentes para baixar a pressão sobre a procura de petróleo.
Corpo do artigo
Com as medidas propostas este organismo da OCDE conta poupar 2,7 milhões de barris por dia, o que compensa as perdas nas importações de petróleo com origem na Rússia.
Ao começar a apresentação destas medidas, o diretor executivo da Agência Internacional de Energia, Fatih Birol, disse que "as coisas ainda podem ficar piores" do que já estão.
Fatih Birol está preocupado porque a partir do próximo mês o mercado vai perder 2,5 milhões de barris por dia com origem na Rússia.
Num ano típico entre março e agosto a procura aumenta devido às férias além disso o armazenamento de petróleo está historicamente baixo, por isso "a Agência já se comprometeu a libertar 63 milhões de barris", estes barris veem do mecanismo de resposta de emergência e são "apenas 4% destas reservas" estratégicas.
14691758
Para evitar consumir mais reservas, a AIE aconselha os países a trabalhar do lado da procura e uma das medidas passa por reduzir os limites de velocidade nas auto-estradas.
Baixar 10 KM/h os limites de velocidade máxima pode poupar meio milhão de barris por dia; outra medida passa pelo teletrabalho, as contas mostram que três dias em casa também economizam meio milhão de barris diários.
Dentro das 10 medidas destaque ainda para a partilha de veículos e as restrições à entrada de carros particulares nas grandes cidades bem como a criação do domingo sem carros dentro das cidades.
ACOMPANHE AQUI TUDO SOBRE O CONFLITO ENTRE A RÚSSIA E A UCRÂNIA