Medidas incoerentes no fim de semana? Fronteiras com Espanha mantêm-se abertas
Proibição de circulação entre diferentes concelhos abrange o fim de semana do Dia de Todos os Santos.
Corpo do artigo
O ministro da Administração Interna não considera que as restrições à circulação que vão ser aplicadas entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro sejam incongruentes. Eduardo Cabrita afirmou ainda que as fronteiras terrestres com Espanha não vão ser fechadas.
Questionado sobre a decisão de encerrar cemitérios, por um lado, e a permissão de assistir a espetáculos culturais, por outro, Eduardo Cabrita rejeita que estejamos perante dois pesos e duas medidas.
"O que o Governo faz é um criterioso equilíbrio para podermos ter vida em comunidade num quadro de preocupação com a saúde pública", disse o ministro em declarações aos jornalistas.
Eduardo Cabrita explicou ainda que "os cidadãos não residentes deverão a vir a Portugal apenas e exclusivamente para este quadro de circulação autorizado: trabalho, assistência de saúde, e estudar se for caso disso".
12967046
O apelo aos cidadãos é para que fiquem em causa, exceto para deslocações essenciais, para trabalhar, ir à escola ou ir às compras, reforça Eduardo Cabrito.
O Conselho de Ministros aprovou a proibição de circulação em diferentes concelhos entre as 00h de 30 de outubro e as 6h00 do dia 3 novembro (o que inclui a noite de Halloween e os Dias de Todos os Santos e Finados).
Entre as várias exceções às restrições de circulação estão as deslocações para assistir a espetáculos culturais, se a deslocação se realizar entre concelhos limítrofes ao da residência habitual ou na mesma Área Metropolitana e desde que munidos do respetivo bilhete e o retorno à residência habitual.
12966990