Lista revista esta quinta-feira tira cinco concelhos do nível máximo de risco mas junta quatro ao nível mais baixo. Alterações só entram em vigor a 24 de dezembro.
Corpo do artigo
O Governo reviu, esta quinta-feira, a lista que divide os concelhos de Portugal Continental em quatro níveis de risco quanto ao número de infeções por Covid-19.
A maior mudança na lista agora conhecida acontece no patamar mais alto de risco, com cinco concelhos a deixarem de estar em risco extremo, sendo agora 30.
CONSULTE AQUI A LISTA ATUALIZADA DOS NÍVEIS DE RISCO DOS CONCELHOS
Há agora mais um concelho com risco muito elevado - são 79 - e o número de concelhos em risco elevado não sofreu mudanças - são 92.
Nos concelhos com risco moderado também há mudanças, sendo agora 77, um aumento de quatro.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.649.927 mortos resultantes de mais de 74,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
13151242
Em Portugal, morreram 5.902 pessoas dos 362.616 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
13151344
Apesar da atualização das listas, as restrições aplicadas devido à pandemia de covid-19 em cada um dos concelhos, mesmo que tenham subido ou descido de nível, permanecem sem alteração até à entrada em vigor do novo estado de emergência, em 24 de dezembro.
A Área Metropolitana de Lisboa, composta por 18 municípios, tem agora cinco concelhos no nível muito elevado: Almada, Barreiro, Lisboa, Moita e Montijo.
Há 15 dias, Almada, Barreiro e Lisboa já estavam neste nível, mas a Moita e o Montijo subiram de risco elevado para muito elevado.
13151317
No nível elevado estão 15 concelhos, tendo Loures descido do nível muito elevado nestas últimas duas semanas. São eles Alcochete, Amadora, Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Na Área Metropolitana do Porto, pela primeira vez desde o início da divisão por níveis de risco, um concelho saiu dos níveis de maior risco: Vale de Cambra, que há 15 dias era considerado concelho de risco muito elevado de contágio, passou para o nível de risco elevado.
13151384
No nível de risco extremo estão agora apenas quatro concelhos, metade dos que estavam no dia 02 de dezembro. Oliveira de Azeméis subiu de risco muito elevado para extremo e Póvoa de Varzim, Trofa e Vila do Conde permanecem no mesmo nível.
Os restantes 12 concelhos da Área Metropolitana do Porto estão no nível de risco muito elevado: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia.
13151477
Espinho, Paredes, Santa Maria de Feira, Santo Tirso, São João da Madeira foram os concelhos que desceram de risco extremo para muito elevado nas últimas duas semanas.
Em novembro, o executivo dividiu os 278 municípios do continente em quatro grupos, consoante o nível de risco de transmissão - moderado, elevado (entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes), muito elevado (entre 480 e 960) e extremamente elevado (mais de 960). As listas podem ser consultadas em www.covid19estamoson.gov.pt.