Metro de Lisboa: "avarias" recorrentes na nova sinalização são "desculpa da administração". Governo fala em casos "pontuais"
Em declarações à TSF, Carlos Macedo, do sindicato dos trabalhadores do Metro, não entende o motivo pelo qual a empresa decidiu substituir o sistema de sinalização, uma vez que, considera, o anterior funcionava bem
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Esta tem sido uma semana complicada para quem utiliza o Metro de Lisboa diariamente. A circulação tem sido várias vezes interrompida nos últimos dias. Esta quinta-feira de manhã, houve constrangimentos na Linha Verde durante cerca de duas horas, com a circulação cortada entre Telheiras e Campo Grande. Já na terça-feira, a Linha Azul esteve cortada duas vezes, entre as estações de São Sebastião e Laranjeiras. A justificação dada pela empresa é sempre a mesma: avaria na sinalização.
O sistema de sinalização é novo, mas o sindicato dos trabalhadores do Metro afirma que o anterior não foi completamente desmantelado. Em declarações à TSF, o dirigente Carlos Macedo admite que possa ser esse o problema.
"Foi montado um novo sistema de sinalização, de gestão dos comboios, em cima de uma estrutura já existente e é normal que haja algumas adaptações. Eu não sei se é por causa disso ou se serão problemas mais técnicos, a nível de algum software. Tem havido estes problemas e é só desculpas que nos dão, o novo sistema traz algumas incompatibilidades que estão a ser resolvidas, mas vão surgindo às vezes algumas situações", explica à TSF Carlos Macedo.
O sindicalista não entende o motivo pelo qual a empresa decidiu substituir o sistema de sinalização, uma vez que, na opinião do sindicalista, o anterior funcionava bem. "A sinalização que o Metro tem tido desde sempre, portanto, o sistema de sinalização com o método antigo, era um sistema de sinalização que cumpria tudo aquilo que era necessário em termos de circulação de comboios em segurança e que permitiam um espaçamento menor. O novo sistema de sinalização é um investimento que, do nosso ponto de vista, não faria muito sentido nesta altura", considera.
O novo sistema de sinalização do Metro custou 136 milhões de euros, conforme informação disponível no site da empresa. A proposta de modernização foi aprovada, em 2021, em Conselho de Ministros. João Pedro Matos Fernandes, então ministro do Ambiente, era o ministro da tutela.
O Ministério das Infraestruturas afirma que as avarias na sinalização do Metro de Lisboa são "situações pontuais". Em resposta escrita enviada à TSF, o Ministério refere que tem acompanhado o tema e sublinha a "confiança" no Metropolitano de Lisboa para resolver os problemas que têm acontecido ultimamente nas linhas, acrescentando que a rede tem feito um "esforço grande" de ampliação e melhoria do serviço prestado aos cidadãos.
Nos últimos dias, a TSF tem procurado explicações junto da administração do Metropolitano de Lisboa, mas ainda não obteve resposta.
