
Miguel A. Lopes/Lusa
Os inspetores vão aferir a pontualidade, frequência, grau de conforto e acesso a serviços e infraestruturas do metropolitano.
Corpo do artigo
A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) está a realizar esta segunda-feira uma ação inspetiva ao Metro de Lisboa, que decorrerá ao longo de três dias, e avaliará todas as estações, anunciou o presidente João Carvalho.
Esta ação de inspeção ao Metro de Lisboa iniciou-se às 7h30 e, ao longo de três dias interpolados, os oito inspetores da AMT vão aferir a pontualidade, frequência, grau de conforto e acesso a serviços e infraestruturas do metropolitano.
Em conferência de imprensa, João Carvalho adiantou que esta ação inspetiva, a primeira realizada pela AMT, tem em primeiro lugar uma intenção "prudencial e pedagógica", admitindo que poderá originar contraordenações se as recomendações não forem aceites pela empresa.
No final da avaliação será elaborado um relatório, que ainda durante o mês de dezembro será enviado à Metro de Lisboa, com o conhecimento do Governo e da Assembleia da República.
"Durante este mês de dezembro iremos transmitir à empresa para poder dizer o que tem a dizer, em contraditório, às anomalias que verifiquemos", explicou João Carvalho, precisando que será avaliada a pontualidade, frequência, grau de conforto, atendimento ao cliente e acesso a serviço e infraestruturas das respetivas em todas as 56 estações, em três dias interpolados.
O Metro de Lisboa foi informado antecipadamente da ação inspetiva, desconhecendo qual a ordem de inspeção e os dias em concreto.
Esta ação inspetiva ao Metro de Lisboa é a primeira iniciativa no terreno da AMT e iniciou-se no princípio de outubro com pedido de informações à empresa.
A AMT, que tem por missão definir e implementar o quadro geral de políticas de regulação e de supervisão aplicáveis aos setores e atividades de infraestruturas e de transportes terrestres, fluviais e marítimos, foi criada em 2014, mas só iniciou atividade um ano depois.