Os trabalhadores da EMEF estão em greve há vários dias e a partir de quinta-feira as linhas podem começar a ser suspensas. Fonte da empresa fala numa situação-limite, que pode começar por afetar a linha do aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Corpo do artigo
A Linha Violeta, que liga o Estádio do Dragão ao Aeroporto, poderá ser a primeira a ser suspensa. O cenário é admitido por fonte oficial da Metro do Porto ao Jornal de Notícias. Dever-se-ão seguir outras duas: a Linha Azul, que leva o metro até Matosinhos e a Linha Laranja, de Fânzeres. A paragem pode ocorrer já a partir da próxima quinta-feira.
Na base desta possível decisão, a necessidade de reparar alguns veículos. Um trabalho que está a ser afetado pela greve dos trabalhadores da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário). A paralisação de três horas por turno começou no passado dia 29, termina a 12 de maio. Os sindicatos reclamam aumentos salariais de, pelo menos, 25 euros.
Na segunda-feira houve uma reunião com a administração da empresa e três ministérios - Finanças, Ambiente e Planeamento. Mas as partes não chegaram a um entendimento.
Para os passageiros, os últimos dias têm sido marcados por atrasos. Marco Martins, presidente da câmara de Gondomar e coordenador metropolitano de transportes, conta ao JN que na Linha Laranja, a meio da manhã, têm-se registado atrasos de 45 minutos.
Também por causa da greve, na segunda-feira foi cancelada a operação especial para o jogo entre o FC Porto e o Setúbal e já se admitem perturbações no serviço durante a Queima das Fitas, que arranca no final da próxima semana.