Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa entregam hoje um pré-aviso de greve para 15 de agosto, uma paralisação de 24 horas contra as novas determinações do Código do Trabalho, sobretudo no que diz respeito ao pagamento dos feriados.
Corpo do artigo
«Vai ser entregue hoje um pré-aviso de greve para o dia 15 de agosto, uma greve de 24 horas que tem a ver com a aplicação da nova legislação do Código do Trabalho, que afasta completamente a nossa convenção coletiva, um total desrespeito, sobretudo, no que diz respeito ao pagamento dos dias feriados», disse à Lusa Anabela Carvalheira, porta-voz dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa na Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS).
A paralisação num dia feriado é simbólica, exatamente pelas reivindicações em causa, explicou a sindicalista, que disse também não estar preocupada com o facto de o dia escolhido ser um dia de menor afluência no metro, e, portanto, com um impacto previsivelmente mais reduzido.
«É um dia de menor circulação, mas é um dia em que os trabalhadores que serão obrigados a trabalhar vão ter que o fazer por um valor muitíssimo inferior, que vai acrescer ao roubo dos seus salários, ao roubo dos subsídios de férias e natal, mais o corte substancial nas remunerações dos trabalhadores», afirmou.
Anabela Carvalheira declarou que os trabalhadores do metro de Lisboa «não vão estar disponíveis para isto» e criticou a ausência de diálogo por parte do Ministério da Economia, de onde, garantiu, os trabalhadores ainda só obtiveram silêncio.
Os funcionários do Metro de Lisboa iniciaram hoje uma greve, às 00:00, às horas extraordinárias, que se prolonga até às 00:00 de 31 de agosto, também justificada pela ausência de qualquer conversação com o Ministério da Economia.