O último grupo iniciou o deslocamento durante a tarde desta quarta-feira, adiantou a capitão Joana Machado
Corpo do artigo
Os 38 migrantes que desembarcaram na praia da Boca do Rio, no concelho de Vila do Bispo, distrito de Faro, e que estavam no Pavilhão de Sagres, já foram todos reencaminhados para centros de instalações temporárias.
"Trinta dessas pessoas encontram-se neste momento em centro de instalação temporária. O último grupo iniciou o deslocamento há instantes. São oito indivíduos do sexo masculino e serão transportados para centro de instalação temporária no Porto", adiantou a capitão Joana Machado, oficial de relações públicas da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da Guarda Nacional Republicana (GNR), em declarações à SIC Notícias.
Joana Machado explicou ainda que os migrantes foram maioritariamente transportados para o Porto, uma vez que o centro de instalação temporária em Faro "é um espaço equiparado e, por isso, terá desde logo menos espaço disponível".
No sábado, o Tribunal decretou a acomodação dos migrantes em centros de instalação temporária, até estar concluído o processo de retorno ao país de origem, o que poderá ser feito de forma voluntária ou coerciva.
Os 38 migrantes, 25 homens, seis mulheres e sete menores, são todos marroquinos.
O desembarque dos 38 migrantes na praia da Boca do Rio, no concelho de Vila do Bispo, distrito de Faro, levou a Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional a reforçarem desde sábado a vigilância na costa do Algarve.
