O ministro da Administração Interna aplaudiu hoje o esforço dos bombeiros e defendeu que não têm faltado meios no combate aos incêndios até ao momento.
Corpo do artigo
Miguel Macedo afirma que começa a sentir-se algum cansaço por parte de quem está no terreno a combater os incêndios, mas diz que está satisfeito com a capacidade de resposta.
O ministro da Administração Interna, que esta manhã inaugurou as novas instalações da Esquadra da PSP do Infante, no Porto, afirmou que não têm faltado meios e que apesar de dificuldades - como as elevadas temperaturas - o balanço é muito positivo.
Este fim-de-semana, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses apelou a uma revisão do Código Penal no sentido de se proceder a uma maior criminalização para quem comete o crime de fogo posto. Miguel Macedo diz que a ideia não é nova e sublinha que este ano já foram detidos 27 pessoas por fogo posto.
Questionado sobre a situação na Madeira, o ministro da Administração Interna diz que tem estado em contacto permanente com a Proteção Civil.
Miguel Macedo anunciou ainda que o Governo está a ponderar a atribuição de um apoio financeiro à Madeira destinado a repor material desgastado no combate aos incêndios.
«Estamos a fazer um levantamento do que é necessário para repor material que foi desgastado nos incêndios», disse, referindo que logo que esse estudo esteja concluído «se verá como nos ajustamos».
«Temos estado em contacto, quer a Proteção Civil quer eu próprio, com as autoridades madeirenses, mas o apoio que foi solicitado até agora, naquilo que diz respeito ao Ministério da Administração Interna, tem justamente a ver com algum apoio financeiro. Vamos ver se é possível disponibilizar esse apoio para repor algum material desgastado no combate aos fogos», sublinhou.