A operação da Guarda Nacional Republicana vai abranger mais de 50 mil idosos em todo o território português.
Corpo do artigo
As baixas temperaturas previstas para os próximos dias, principalmente nas regiões norte e centro do país, obrigaram a GNR a reforçar o apoio aos idosos que vivem sozinho e isolados. Cerca de 400 militares vão dar "conselhos úteis aos mais vulneráveis".
O porta-voz da GNR, Major Bruno Marques explica que vão ser verificadas as condições em que as pessoas vivem, "e se estão preparadas para o frio que se avizinha nos próximos dias". "Em casos mais extremos, a GNR vai encaminhar as pessoas para as entidades de saúde necessárias".
Os militares vão também dar conselhos de segurança aos idosos, isto é, "chamar à atenção para os cuidados que devem ter com as lareiras, braseiras e outros equipamentos de aquecimento".
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê a partir de hoje e, pelo menos até dia 21, uma descida das temperaturas, em especial da mínima, que pode atingir valores entre -1 e -4 graus em Bragança, Vila Real, Guarda, Braga, Leiria, Viseu, Évora e Portalegre.