Major-general Carlos Perestrelo já foi substituído no cargo. Vídeo mostra salva de canhão feita em campo de golfe.
Corpo do artigo
O Exército está a investigar o eventual uso de material de guerra - neste caso um canhão - e de dinheiros públicos para fins particulares num torneio de golfe que teve lugar na Madeira.
A notícia é avançada pelo Diário de Notícias , que adianta que este episódio já levou à exoneração do Comandante Operacional do Exército na Madeira, o major-general Carlos Perestrelo.
Num vídeo divulgado esta quinta-feira, o próprio surge no campo de golfe em questão, à civil e equipado para jogar, acompanhado de militares fardados que mostram a vários outros jogadores como funciona uma peça de artilharia, um canhão no caso. O torneio de golfe foi organizado pela Zona Militar da Madeira.
O major-general Carlos Perestrelo está, neste momento, a ser alvo de um inquérito "com caráter de urgência" e foi exonerado esta quinta-feira pelo ministro da Defesa, sob proposta do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas e depois de ter sido ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior.
Esta quinta-feira, numa cerimónia-relâmpago em Lisboa, o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas já deu posse ao novo comandante operacional da Madeira: é o contra-almirante Dores Aresta.
O caso terá ocorrido há meses e, no vídeo, vê-se que no canhão é colocada uma munição de salva que acaba por ser disparada por um dos civis presentes. Após o disparo, é possível ver civis e carros de golfe a circular, enquanto um militar toca clarim. Tanto ele como os restantes estão em sentido.