
Aguiar-Branco
O ministro da Defesa destacou o papel dos militares em missão no Líbano, Afeganistão e Kosovo, com quem passou o Natal, qualificando-os de «embaixadores de Portugal».
Corpo do artigo
«São verdadeiros embaixadores do nome de Portugal e motivo de orgulho e de autoestima para todos os portugueses pelo trabalho que desenvolvem. Por onde tenho passado, as autoridades locais reconhecem isso mesmo», disse Aguiar-Branco à Lusa.
O ministro passou a véspera de Natal com as tropas portuguesas no Líbano, o dia de Natal com os militares que servem no Afeganistão e na segunda-feira desloca-se ao Kosovo, onde termina este périplo natalício.
«Para alguns militares já não era a primeira vez que passavam o natal longe de casa, mas o facto de ser no próprio dia natal, nem uma semana antes nem uma semana depois, que recebem a visita do ministro da Defesa foi sentido com particular emoção», afirmou.
Ao todo, são cerca de 600 os militares que se encontram nos diversos teatros de operações, sendo o Líbano uma missão essencialmente de caráter humanitário e a missão do Afeganistão de combate ao tráfico de droga e ao terrorismo.