Segundo o Ministério da Educação, a maior parte das escolas que vão fechar situa-se no Norte, contudo, Alcobaça é o concelho onde se verificam mais encerramentos.
Corpo do artigo
O Ministério da Educação confirmou, esta quinta-feira, o encerramento de 297 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no próximo ano lectivo, a maior das quais no norte do país.
Em comunicado, o ministério liderado por Nuno Crato indicou que os alunos das escolas que vão fechar serão mudados para «centros escolares ou escolas com infraestruturas e recursos que permitem melhores condições de ensino».
Na nota que emitiu, a tutela acrescentou ainda o processo de encerramento de escolas «vai prosseguir no próximo ano lectivo» e sempre «com o acordo das respectivas autarquias».
Ainda de acordo com este ministério, Alcobaça é o concelho onde se verificam mais encerramentos de escolas (12), seguindo de Penafiel e Viseu, com 11, e Santo Tirso com dez escolas que já não abrem portas no próximo ano lectivo.
Das 297 escolas que vão fechar, 132 pertencem à Direcção Regional de Educação do Norte, 85 à do Centro, 68 à de Lisboa e Vale do Tejo, sete à do Algarve e cinco à do Alentejo.