Ministério da Educação premeia 83 escolas públicas pela forte redução do abandono escolar
Uma das escolas escolhida está no fundo do ranking feito com base nas médias dos exames nacionais. Responsáveis sublinham que «desafiante» é ensinar os alunos que chegam à escola com mais dificuldades.
Corpo do artigo
Saiba mais: Consulte aqui os rankings feitos pela TSF com base nos resultados fornecidos pelo Ministério da Educação - 1º ciclo; 2º e 3º ciclos eensino secundário.
Pela primeira vez, o Ministério da Educação premiou este ano algumas escolas públicas que conseguiram resultados que se destacaram muito em relação às outras, com melhorias claras nas notas e no sucesso dos alunos.
Na prática, olhando apenas para a redução do abandono ou risco de abandono escolar, foram perto de 83 as escolas (em 350 avaliadas) a receber créditos de horas por terem reduzido fortemente este problema.
Um dos casos é a Secundária da Amora, no Seixal, que segundo o ministério teve uma descida de 10,9% para 1%.
O director, Simão Cadete, fala num trabalho difícil, sobretudo porque a escola não está num ambiente social e economico «fácil»: existem «situações dramáticas em que fazemos o possível e o impossível para evitar que os alunos saiam».
No ranking feito pela TSF, a Secundária da Amora está entre as 70 escolas com médias mais baixas nos exames nacionais, facto que leva o director a sublinhar o contexto social e económico do concelho e a dizer que fácil é «ser professor dos bons alunos».
Simão Cadete acredita que o principal segredo para reduzir o abandono escolar foi terem implementado um sistema que permite identificar, a tempo, os alunos que não têm futuro no ensino normal, sendo encaminhados para opções alternativas como cursos profissionais.
O director sublinha que cada aluno é um aluno e sucesso pode ser, conforme os casos, acabar um curso profissional ou entrar no curso de medicina.