Ministério garante que Ana Paula Martins vai receber autarcas servidos pela ULS do Estuário do Tejo "nos próximos dias"
Em causa está o encerramento das urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, à noite e aos fins de semana
Corpo do artigo
O gabinete da ministra da Saúde garantiu esta quarta-feira que Ana Paula Martins vai receber os autarcas servidos pela ULS do Estuário do Tejo "nos próximos dias".
Questionado pela TSF sobre a carta enviada pelos autarcas de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira à governante, onde “insistem num pedido de audiência urgente”, o gabinete de Ana Paula Martins adianta que o encontro está para breve.
“O Gabinete da Ministra da Saúde recebeu ontem a carta dos autarcas servidos pela ULS do Estuário do Tejo. A Ministra da Saúde irá recebê-los nos próximos dias”, lê-se na nota.
Em causa está o encerramento das urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, à noite e aos fins de semana. Em declarações à TSF, o autarca da região, Fernando Paulo Ferreira, tinha adiantado previamente que esta situação tem "causado constrangimentos a cerca de 250 mil pessoas".
Os cinco autarcas acusaram a ministra de silêncio absoluto perante a falta de respostas. "Desde o penúltimo Governo, em que já era ministra, que temos vindo a pedir audiências sem sucesso", sublinhou Fernando Paulo Ferreira, que teme "que esteja aqui uma vontade do Governo em encerrar maternidades". "Isso seria catastrófico", diz.
Em fevereiro passado, estes autarcas fizeram um abaixo-assinado repudiando a decisão de encerrar as urgências pediátricas do Hospital Vila Franca de Xira à noite e aos fins de semana, medida que ainda se mantém em vigor nesta altura.
