O inquérito teve origem numa queixa do sindicato que representa os trabalhadores da instituição.
Corpo do artigo
O Ministério Público está a investigar contratações feitas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sabe a TSF. A investigação começou após uma queixa, que deu origem a um inquérito que se encontra em investigação no DIAP de Lisboa.
Em causa estão irregularidades na contratação de pessoal externo que entrava diretamente para os índices remuneratórios mais elevados, enquanto os restantes funcionários tinham as progressões na carreira congeladas, avançou o semanário Novo. Uma informação que surge depois de, esta semana, se ter tornado público que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social pediu uma auditoria externa à Santa Casa por suspeitas de ilegalidades.
TSF\audio\2023\07\noticias\01\rita_carvalho_pereira_investigacao_santa_casa
De acordo com o gabinete de Ana Mendes Godinho estão a decorrer dois processos. O primeiro para avaliar os relatórios de gestão e contas da misericórdia de Lisboa relativos aos anos de 2021 e 2022. Isto depois de, segundo o ministério, ter sido feita uma "avaliação profunda" para aprovar as contas da instituição. O segundo processo diz então respeito a essa auditoria externa e independente à Santa Casa global e está relacionado com a internacionalização de jogos.