Ministra da Agricultura promete alívio fiscal no gasóleo agrícola "no máximo segunda-feira"
Maria do Céu Antunes sublinha que todos os outros apoios vão chegar à medida o Governo tenha essa capacidade.
Corpo do artigo
A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, manifestou esta quinta-feira abertura para um diálogo com os agricultores e prometeu que o alívio fiscal no gasóleo agrícola “estará disponível no máximo segunda-feira".
As declarações da ministra Maria do Céu Antunes à TSF surgem após o Governo ter anunciado um pacote de apoio ao rendimento dos agricultores no valor de quase 500 milhões de euros e num altura em que centenas de agricultores protestam de norte a sul do país.
“Sendo publicado hoje, diria que no máximo segunda-feira estará disponível aos agricultores. É o tempo apenas das gasolineiras se prepararem para tal”, afirma Maria do Céu Antunes.
"Todos os outros apoios chegarão à medida que tenhamos essa capacidade”, sublinha.
A responsável pela pasta da Agricultura reconhece que a Comissão Europeia “está muito sensível” com os problemas do setor e sublinha que a questão não é exclusiva de Portugal.
“Está a acontecer um pouco por toda a Europa e claramente o sistema alimentar pode estar comprometido. Queremos, sim, uma autonomia estratégica europeia no domínio alimentar”, conclui.
Filas de tratores começaram esta quinta-feira a circular, num buzinão, pelas ruas do bairro europeu de Bruxelas ao início da manhã, ao mesmo tempo que decorre uma cimeira de líderes da UE.
Em Portugal, várias estradas do país estão condicionadas com centenas de veículos agrícolas. Os agricultores, de norte a sul, reclamam a valorização do setor e condições justas.
Maria do Céu Antunes afirma respeitar o direito à manifestação, mas pede que estas sejam feitas "de forma ordeira e cumprindo os preceitos", de modo a que não ponham em causa pessoas e bens.