A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, admitiu hoje que a violação do segredo de justiça é uma situação que «a todos tem que preocupar» e alertou para a existência de «vários atores».
Corpo do artigo
«Claro que a todos nos tem que preocupar a violação do segredo de justiça. Mas não sejamos ingénuos, a violação do segredo de justiça tem vários atores e sendo algo que a todos preocupa, o que importa é que nos empenhemos a combatê-lo», afirmou a ministra à margem da assinatura de um protocolo com a Câmara de Gaia para a instalação de um novo julgado de paz naquele município.
Escusando-se a comentar «por uma questão de lealdade institucional» as afirmações da procuradora-geral da República Joana Marques Vidal, que disse estar preocupada com as violações do segredo da justiça ocorridas no processo do ex-primeiro-ministro José Sócrates e «em outros processos igualmente importantes que estão em investigação», Paula Teixeira da Cruz aproveitou para «saudar iniciativas que a procuradora-geral tem tomado».
Ainda sobre a entrevista da magistrada ao Público e Rádio Renascença, e questionada sobre o tema da corrupção, a ministra disse «apenas que quanto a essa matéria, mais do que as palavras valem os atos».
«Eu penso que tem sido visível desde o combate à fraude no Serviço Nacional de Saúde, na Segurança Social e em outras áreas e setores. Tem sido evidente a atuação de todas as forças e de todos aqueles que devem intervir na ação penal e portanto eu creio que nós iniciamos uma mudança efetiva», acrescentou.