Ministra da Saúde convoca reunião com INEM e Liga dos Bombeiros para discutir dívidas
O INEM já pagou 3,5 milhões de euros aos bombeiros de uma dívida total que pode chegar aos 20 milhões de euros, mas os bombeiros mantêm a ameaça de não conduzir as ambulâncias de emergência médica na sexta-feira
Corpo do artigo
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai reunir-se com o INEM e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), esta quarta-feira, às 18h00, para discutir o atraso no pagamento dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros no âmbito do transporte de doentes integrado no sistema pré-hospitalar gerido pelo INEM.
Em causa estão os atrasos das Unidades Locais de Saúde (ULS) no pagamento aos bombeiros no que respeita ao transporte de doentes não urgentes, sendo a situação mais grave nas ULS da região de Coimbra, que “têm dívidas elevadas aos bombeiros”. Outros dos atrasos dizem respeito, segundo António Nunes, aos serviços prestados na emergência pré-hospitalar, estando o INEM por pagar aos bombeiros desde maio.
O INEM pagou, entretanto, 3,5 milhões de euros aos bombeiros de uma dívida total que pode chegar aos 20 milhões de euros, mas os bombeiros mantêm a ameaça de não conduzir as ambulâncias de emergência médica na sexta-feira. O líder da LBP, António Nunes, pretende agora saber se esta foi uma transferência foi pontual ou se estão previstas mais, até que o valor seja liquidado.
O INEM previa regularizar parte da dívida até quarta-feira e a "totalidade da dívida assim que o reforço orçamental esteja refletido nas contas do INEM".