O jornal Público revela um despacho assinado dois dias antes da demissão da ministra da Administração Interna que criou equipa para dar suporte permanente aos utilizadores do SIRESP.
Corpo do artigo
Um dia após a segunda grande vaga de incêndios e dois dias antes da demissão da ministra da Administração Interna, o governo criou um gabinete de gestão do SIRESP dentro do Ministério da Administração Interna.
O despacho, a que o jornal Público teve acesso, foi assinado a 16 de outubro por Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna e criou uma equipa de 16 pessoas (agentes da PSP e militares da GNR) para dar suporte permanente aos utilizadores do SIRESP.
O despacho prevê o funcionamento da equipa durante 24 horas, com os agentes a terem apenas um trabalho operacional de ligação aos utilizadores e não de fiscalização da empresa SIRESP, SA.
O Público recorda que, como resposta às falhas do SIRESP em Pedrógão Grande, a ministra da Administração Interna tinha dado dois meses para uma proposta de enquadramento do SIRESP no ministério da Administração Interna, ficando a secretaria-geral com competências de fiscalização e supervisão da operadora e de ligação com o utilizadores.