A decisão foi anunciada por Constança Urbano de Sousa, ao início da tarde, que confirmou a demissão do presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Corpo do artigo
A ministra da Administração Interna anunciou que seguiram para o Ministério Público (MP) parte dos resultados do inquérito da Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) sobre a gestão dos meios aéreos, que incluiu os helicópteros Kamov.
"Está a decorrer também um processo judicial no Ministério Público. Achamos por bem também enviar alguns resultados do inquérito para o MP", afirmou Constança Urbano de Sousa, em declarações aos jornalistas na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Na sequência do inquérito realizado pela Inspeção-geral da Administração Interna (IGAI), a pedido do anterior Governo, o presidente da ANPC, Francisco Grave Pereira, demitiu-se do cargo.
Constança Urbano de Sousa anunciou ainda que a presidência da ANPC vai ser assumida interinamente pelo diretor nacional, José Oliveira. A ministra garantiu que "a seu tempo" anunciará o nome do novo presidente.
O jornal Público avançou que a IGAI concluiu que Francisco Grave Pereira violou o dever de zelo na forma como a autoridade geriu o processo de transferência dos helicópteros Kamov para a empresa Everjet. A IGAI concluiu que os interesses do estado não foram devidamente acautelados.