Estado só paga despesas com Covid-19 no privado a doentes encaminhados pelo SNS
Marta Temido que lembra que a porta de entrada é a Linha Saúde 24 e não faz sentido pagar por quem decida "dirigir-se a um prestador privado"
Corpo do artigo
A ministra da Saúde esclareceu este sábado que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) não vai pagar todas as despesas com Covid-19 dos hospitais privados.
Em conferencia de imprensa, este sábado, Marta Temida foi questionada sobre o tema, depois de o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda ter questionado o Ministério da Saúde sobre se existe algum acordo com os hospitais privados que preveja que o Estado fique responsável pelo pagamento de todas as despesas relacionadas com doentes Covid-19.
12059078
A governante lembrou que "as entidades que operam no setor privado e social podem, se assim o entenderem, e havendo necessidade", servir para complementar a capacidade do SNS na resposta à Covid-19 e, nesse sentido, já foram aprovados acordos que regem a colaboração do setor privado e social na resposta à doença.
TSF\audio\2020\04\noticias\11\marta_temido_4_privados
"Coisa diferente é aquilo que estas entidades possam ter realizado em termos de atividade assistencial aos seus doentes. O que ninguém entenderia era que o SNS, de um momento para o outro, fosse responsável pelo atendimento dos doentes que, por sua livre vontade, escolheram dirigir-se a um prestador privado", esclareceu.
12058707
Marta Temido lembra que sempre foi dito que a porta de entrada é a Linha Saúde 24 e "não faz sentido ser de outra maneira".