Autoridades de saúde apelam a que os contactos sociais sejam evitados "o mais possível".
Corpo do artigo
A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou que Portugal vai registar "perto de nove mil novos casos" de Covid-19 esta quarta-feira.
"Nós vamos atingir hoje perto de nove mil novos casos registados nas últimas 24 horas. É um facto que o número de óbitos continua relativamente controlado, estando embora o país já com excesso de mortalidade face ao valor de referência", descreveu em entrevista à TVI.
Sobre os mecanismos de deteção de novos casos, Marta Temido explicou que a realização de autoteste, teste ou PCR serve "para quando as pessoas têm mesmo de fazer contactos, designadamente quando, nas festas de Natal, vão estar com a família mais restrita e querem estar todos seguros".
Ainda assim, a principal indicação das autoridades de saúde é a de que devem evitar-se "o mais possível os contactos sociais que sejam evitáveis durante os próximos dias".
14432137
De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, revelados esta terça-feira, há 904 pessoas internadas nas enfermarias portuguesas, 153 das quais estão em unidades de Cuidados Intensivos.
O primeiro nível de alerta de ocupação dos Cuidados Intensivos em Portugal está definido nos mais de 170 internados., que correspondem a um nível de risco "moderado".
O degrau seguinte está definido entre os 255 e os 287 doentes em unidades desta natureza, com o nível de risco "muito elevado" a corresponder a um número superior aos 287.