O novo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, reúne-se esta sexta-feira, pela primeira vez, com a Protecção Civil para avaliar o dispositivo de combate aos incêndios.
Corpo do artigo
Esta reunião, marcada para as 11h00 na sede da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Carnaxide, é a primeira aparição pública do novo ministro da Administração Interna após a tomada de posse do XIX Governo, liderado por Pedro Passos Coelho.
O dispositivo de combate a incêndios deste ano é inferior ao de 2010 devido à «necessária contenção da despesa pública», anunciou, em Abril, a Protecção Civil.
Até 30 de Junho, decorre a fase Bravo de combate aos incêndios florestais, em vigor desde 15 de Maio, que envolve 6438 homens, 1476 veículos e 24 meios aéreos.
O dispositivo especial de combate a incêndios de 2011 será constituído, na fase Charlie, entre 1 de Julho a 30 de Setembro, por 41 meios aéreos (34 helicópteros médios e ligeiros para ataque inicial, cinco helicópteros pesados e dois aviões médios anfíbios para ataque ampliado) e 9210 elementos.