Ministro da Agricultura revela que eucaliptos ocupam 4% da área ardida nos fogos deste ano
José Manuel Fernandes refere que "colocar a culpa só numa espécie" desvia o foco da gestão da floresta
Corpo do artigo
O ministro da Agricultura e Pescas revelou, esta segunda-feira, que os eucaliptos ocupam apenas 4% da área ardida nos incêndios deste ano. Em entrevista à RTP, José Manuel Fernandes considerou que fazer desta árvore o centro do problema nos fogos desvia o foco daquilo que é essencial, ou seja, a gestão da floresta.
"A percentagem da área de eucalipto que ardeu, neste momento, em todos os fogos é cerca de 4%, mas a culpa é sempre do eucalipto. Enquanto colocarmos a culpa só numa espécie, esquecemo-nos daquilo que é a gestão. Os dados que temos, neste momento, é que eucalipto no total foi 4% da área. A maior parte da área é mato", garantiu o governante.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram quatro mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Segundo dados oficiais provisórios, até 23 de agosto arderam cerca de 250 mil hectares no país, mais de 57 mil dos quais só no incêndio que teve início em Arganil.
Os meios aéreos estrangeiros a atuar em Portugal no combate aos incêndios florestais ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil vão manter-se no país até sexta, segundo informação da ANEPC.
