Ministro da Economia recebido com protestos em encontro sobre turismo no Algarve
Os trabalhadores do setor do turismo estão descontentes com os salários e condições de trabalho.
Corpo do artigo
O ministro da Economia, António Costa Silva, abriu esta quarta-feira uma iniciativa da Confederação do Turismo de Portugal, em Albufeira, no Algarve, e foi recebido por uma manifestação de trabalhadores de hotelaria que o esperavam com bandeiras e faixas. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também está presente. Vai encerrar a conferência.
Tiago Jacinto, do Sindicato de Hotelaria do Algarve, contou à TSF que os trabalhadores pretendem mostrar descontentamento pela forma como têm sido tratado nos últimos anos.
"O turismo tem crescido muito, tem obtido resultados históricos, com muitos milhões de euros de proveitos e de lucros, mas os salários são muito baixos e as nossas condições de trabalho também são péssimas. A maioria dos trabalhadores deste setor recebe pouco mais do que o salário mínimo nacional. Isso hoje não dá para viver, só para sobreviver e mesmo assim é difícil. Os horários são constantemente alterados, não há uma previsibilidade, não conseguimos conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar. O custo de vida está a aumentar brutalmente. Queremos que a riqueza que produzimos seja repartida por nós também, para termos condições de vida dignas e não é o que está a acontecer", explicou Tiago Jacinto.