Ministro da Saúde não vê razão para que universidades privadas não abram cursos de medicina
Universidade Fernando Pessoa vai ser a segunda instituição privada a ter o curso de medicina. Manuel Pizarro lança também o desafio às universidades públicas.
Corpo do artigo
"Não há nenhuma razão para que esteja vedada às universidades privadas a abertura de cursos de medicina." A frase é do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, no dia em que o Público noticia que a Universidade Fernando Pessoa, no Grande Porto, irá ter um mestrado integrado em Medicina.
O jornal explica que o curso de Medicina, a ser lecionado naquela universidade privada, será realizado em parceria com um hospital da própria instituição, localizado em Gondomar.
Questionado pelos jornalistas, à margem da cerimónia que assinalou o aniversário do Infarmed, o ministro da Saúde elogia o facto de Portugal ter cursos de medicina em instituições privadas e lança o desejo de ver serem abertos cursos na mesma área de estudo em instituições públicas.
"Vejo com muitos bons olhos a possibilidade de haver novos cursos públicos, sobretudo em localizações onde a presença desses cursos pode ajudar a atrair profissionais", dando o exemplo de Évora, Vila Real ou Aveiro.