Vítor Gaspar saiu da reunião do Conselho de Estado pelas 18:30, cerca de uma hora e quinze minutos após o início da reunião do órgão consultivo do Presidente da República.
Corpo do artigo
O ministro das Finanças, que tinha sido o único a chegar sem passar pela Sala das Bicas do Palácio de Belém, por onde entraram todos os conselheiros, fez uma apresentação ao Conselho de Estado, com recurso a dispositivos tecnológicos.
A reunião do Conselho de Estado prosseguirá sem Vítor Gaspar, que participou como convidado, numa altura de contestação às medidas de austeridade já anunciadas pelo Governo.
Manifestantes que estão concentrados em frente ao Palácio de Belém vaiaram os carros dos conselheiros à medida que foram entrando pelo portão principal da residência oficial do Presidente da República.
Com as janelas fechadas, o protesto é relativamente audível no Palácio, sobretudo quando as buzinadelas e apitos atingem, a espaços, um crescendo.
A sala do Conselho de Estado não fica virada para a rua em que decorre a concentração.
Integram o Conselho de Estado 19 membros: cinco eleitos pela Assembleia da República, cinco designados pelo chefe de Estado e nove por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam.