O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse hoje que só recebe a Associação dos Profissionais da Guarda (APG) quando esta pedir desculpas ao comando-geral da GNR pelos comportamentos adotados na manifestação do ano passado.
Corpo do artigo
Na Comissão Parlamentar dos Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o deputado socialista Pita Ameixa afirmou que a APG queixou-se de «dificuldades no exercício das funções socioprofissionais».
Em resposta, Miguel Macedo afirmou que «enquanto essa associação não pedir desculpa à GNR não será recebida pelo secretário de Estado».
O ministro afirmou que a manifestação, promovida pela APG em março de 2012, «descambou em cenas inaceitáveis» e houve «até cidadãos que se queixarem» do comportamento de alguns militares.
A 01 de março de 2012, a APG realizou uma manifestação e, junto ao Ministério da Administração Interna (MAI), os ânimos dos cerca de mil militares que participaram no protesto exaltaram-se e gritando «invasão, invasão» tentaram invadir o MAI, tendo derrubado o cordão policial que estava montado no meio do Terreiro do Paço, levando a um reforço da PSP.
Na altura, Miguel Macedo pediu à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) para apurar o que se passou.