Ministros enaltecem "cooperação" entre países na apreensão de uma tonelada de cocaína
Francisca Van Dunem e João Gomes Cravinho acreditam que a cooperação foi essencial para o sucesso da Operação Areia Branca.
Corpo do artigo
Os ministros da Justiça e da Defesa consideram que a cooperação entre as forças de segurança e a marinha portuguesa, em ligação com as autoridades brasileiras, foi determinante para o sucesso da Operação Areia Branca, que levou à apreensão de mais de uma tonelada de cocaína.
A carga foi apanhada num barco de pesca numa operação conjunta entre as polícias brasileira e portuguesa e levou ainda à detenção de sete pessoas.
A ministra da Justiça acredita que existiu a cooperação que se exige no combate ao narcotráfico. "Foi possível porque há um trabalho conjunto entre a Polícia Judiciária, a marinha e a Força Aérea de longos anos", afirmou Van Dunem aos jornalistas, frisando que as entidades "trabalham articuladamente" para que se obtenham estes resultados.
Também João Gomes Cravinho enalteceu o resultado e garantiu que há uma frente unida contra o narcotráfico.
"Esta operação vale por aquilo que é o resultado imediato, a apreensão de mais de uma tonelada de cocaína, mas vale também por aquilo que representa em termos da nossa estratégica de combate ao narcotráfico", referiu o ministro da Defesa, nomeadamente em relação a outros crimes ligados ao tráfico de droga.
Gomes Cravinho acredita que é "muito importante" ser passada uma mensagem "para quem está envolvido neste tipo de atividades de que dificilmente sairão impunes".