Começam esta sexta-feira, no Parlamento, as primeiras jornadas parlamentares do PSD e do CDS-PP. Todos os ministros, sem exceção, vão marcar presença.
Corpo do artigo
Em vésperas do debate e da votação do Orçamento do Estado para 2013 na generalidade, PSD e CDS-PP organizam na Assembleia da República as primeiras jornadas parlamentares conjuntas.
As jornadas começam hoje, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e do ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, encerrando no sábado com o discurso do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
Antes, ao longo do dia de sábado, haverá três painéis de debate, cada um com a participação de três dos 11 ministros do XIX Governo Constitucional.
O líder da bancada do PSD, Luís Montenegro, diz que «não é propriamente um desfile de ministros» e prefere destacar o facto destas jornadas serem inéditas.
No que respeita aos painéis de debate, o primeiro será sobre «Reformas nas Políticas de Soberania», no sábado de manhã, com a ministra da justiça, Paula Teixeira da Cruz, o ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, e o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.
Os ministros da Saúde, Paulo Macedo, da Educação e Ciência, Nuno Crato, e da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, falarão a seguir, num painel sobre «Reformas nas Políticas Sociais».
O último painel de debate será sobre «Reformas na Administração e nas Políticas Económicas», com o ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, e o ministro-Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, no sábado à tarde.