
Créditos Reservados
Misantropo, vagamente, a partir de Moliére, reescrito de França para Portugal, está na Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II e volta ao palco, sábado, 22 de abril, em Águeda.
Corpo do artigo
Este Misantropo é afinal de Hugo Van Der Ding e Martim Sousa Tavares, está lá o esqueleto da ideia de Moliére, uma companhia faz um ensaio de uma peça de teatro, para apresentar ao rei Luis XIV, em França. Estamos naquele momento, antes da estreia, e nada está feito. Aqui o rei muda para D.João V, em Portugal e continua tudo na mesma, nada acontece. A encenação é de Monica Garnel, que reconhece que esta adaptação, teve toda a liberdade, para mudar, quase tudo.
A peça que está a ser preparada é o Misantropo, de Moliére, mas tudo acontece, naquele momento, de nervos, de aflições antes da estreia, e afinal nunca iremos ver a peça, digo o Misantropo de Moliére, mas esta preparação antes de tudo, onde tudo pode acontecer.
Esta é um companhia de atores que não se sabe muito bem, porque razão estão aqui, as pancadas de Moliére também estão lá, e há um homem que não gosta de pessoas, misantropo e uma vontade férrea de agradar ao rei.
autores Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares
encenação Mónica Garnel
com Ana Guiomar, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho, Manuel Moreira
cenografia e figurinos Marta Carreiras
desenho de luz Rui Monteiro
desenho de som e sonoplastia João Pratas
música original Vitória
flauta de bisel Débora Bessa
violino e viola Kristina Van de Sand
cravo, piano, synths e voz Margarida Campelo
assistência de encenação Ana Água
assistente de cenografia e figurinos Martim Rodrigues
apoio à criação Inês Vaz
cabelos Helena Vaz Pereira para GriffeHairstyle
observadora Carolina Ferraz
workshop de clown Margarida Gonçalves
produção Teatro Nacional D. Maria II
apoios Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Escola Superior de Teatro e Cinema, Teatro Praga
agradecimentos Álvaro Correia, Armando Valente, Diogo Melo/Electronic Warfare, Hugo van der Ding, Jean-Baptiste, Laura Garnel, Luís Fonseca, Mafalda Jara, Margarida Gonçalves, Maria Garnel, Martim Sousa Tavares, Mónica Calle, Pedro Leite, Pedro Penim, Vera Garnel, e a todos os que fizeram parte do processo criativo deste espetáculo.
Misantropo de Hugo Van Der Ding e Martim Sousa Tavares, a partir de Moliére, na Odisseia Nacional do Teatro D.Maria II, está sábado, 22 de abril, no Centro de Artes de Águeda, às 21h30.