Mais de 250 pessoas retiradas de casa em Monchique. Vento forte vai continuar
O incêndio que começou na sexta-feira já fez 30 feridos, um deles grave. As previsões meteorológicas não são favoráveis ao combate às chamas.
Corpo do artigo
A noite de segunda-feira foi difícil, com muitas reativações e projeções em todo o perímetro do incêndio, com o vento a piorar depois da meia-noite. No ponto de situação da Proteção Civil, o comandante Vítor Vaz Pinto adiantou que, por causa do avanço das chamas, mais de 250 pessoas foram deslocadas durante a noite. O incêndio fez até ao momento 30 feridos, 29 ligeiros e um grave.
O comandante da Proteção Civil distrital de Faro avançou ainda que o fogo chegou ao concelho de Portimão, mas foi rapidamente extinto, "graças às faixas de gestão de combustíveis".
TSF\audio\2018\08\noticias\07\vitor_vaz_pinto_online_4
Às 11h20 estavam envolvidos no combate às chamas mais de 1.100 homens, apoiados por mais de 340 veículos e 16 meios aéreos.
Nesta conferência de imprensa, o comandante Vítor Vaz Pinto admitiu erros, mas sublinhou que o trabalho "notável e exemplar" no combate ao fogo. "Os meios e recursos são sempre finitos e nunca chegam em tempo útil onde fazem falta", disse.
TSF\audio\2018\08\noticias\07\vitor_vaz_pinto_2_edit_falhas
O vento forte previsto para esta terça-feira não deve ajudar o combate ao incêndio de Monchique. As previsões meteorológicas não são favoráveis ao combate às chamas.
TSF\audio\2018\08\noticias\07\vitor_vaz_pinto_3_meteo_pontos_quen
A repórter da TSF, Maria Augusta Casaca, percorreu a Estrada Nacional 266 esta manhã e deparou-se com dificuldades.
TSF\audio\2018\08\noticias\07\maria_augusta_casaca_direto_8
A GNR informa que, por causa do fogo, estão cortadas as estradas nacionais 266, 266-3, a 267 e duas estradas municipais: a 501 e a 502.
O fogo chegou a estar praticamente controlado, mas durante a noite a situação agravou-se com o intensificar do vento que levou a vários reacendimentos e projeções. Muitas pessoas tiveram de ser retiradas de casa e foram transportadas para Vila do Bispo - a Escola EB2,3 de São Vicente, o Centro de Dia de Vila do Bispo e o lar da Santa Casa da Misericórdia em Sagres.
O presidente da Câmara Municipal de Monchique confirmou que arderam casa de primeira habitação, sem adiantar números.
Este incêndio começou na sexta-feira ao início da tarde e já avançou para os concelhos de Odemira, Silves e Portimão. As chamas consumiram já uma área de 15 mil a 20 mil hectares.
Notícia atualizada às 14h59 de terça-feira, 7 de agosto