Monstra celebra 20 anos com exposição do universo visual dos filmes de Tim Burton
A exposição "O mundo animado de Tim Burton" apresenta vários elementos visuais utilizados em três filmes do realizador norte-americano.
Corpo do artigo
Marionetas, desenhos, maquetas e adereços de vários filmes de animação do realizador norte-americano Tim Burton vão estar expostos a partir de 5 de fevereiro às 18h00 no Museu da Marioneta, em Lisboa, revelou o festival Monstra.
A exposição "O mundo animado de Tim Burton" é apresentada como uma "homenagem aos filmes de animação do realizador norte-americano nunca antes vista em Portugal" e insere-se na programação dos 20 anos do Monstra - Festival de Animação de Lisboa.
Segundo o festival, a exposição apresentará marionetas e desenhos originais, adereços, maquetas e material de pesquisa de três filmes 'stop motion' de Tim Burton: "Marte Ataca!" (1996), "A Noiva Cadáver" (2005) e "Frankenweenie" (2012). "Vamos poder ver os mecanismos interiores das cabeças e dos corpos e perceber que, por debaixo de cada imagem que vemos no ecrã, há uma estrutura de uma grande complexidade, que permite aos animadores dar as mais complexas expressões e movimentos a cada "ator"", esclarece o diretor artístico da Monstra, Fernando Galrito, em comunicado.
As marionetas patentes na exposição foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders, com os quais Tim Burton começou a colaborar em 1995, numa altura em que já tinha rodado filmes, em imagem real e animação, como "Eduardo Mãos de Tesoura" (1990), "O estranho mundo de Jack" (1993) e "Ed Wood" (1994).
A exposição "O Mundo Animado de Tim Burton" ficará patente no Museu da Marioneta até 19 de abril.
O Monstra - Festival de Animação de Lisboa decorrerá de 18 a 29 de março.
Em 2019, o Monstra organizou uma exposição destes moldes dedicada ao universo visual dos estúdios Aardman, com a presença em Lisboa do fundador e produtor Peter Lord.